- O que é?
O Id Jovem (Identidade Jovem) é um documento que dá direito à passagens gratuitas ou com desconto em viagens interestaduais de ônibus e de trem, além de também valer como comprovante de meia entrada, garantindo também isenção de taxas em concursos públicos, vestibulares, ENEM, etc.
Por meio do ID Jovem, as empresas de ônibus/trem com trajeto interestadual são obrigadas a reservarem primeiramente 2 lugares 100% gratuitos e então, dois lugares com 50% do valor da passagem. O beneficiado paga apenas uma taxa mínima de embarque na hora de retirar sua passagem no guichê.
Vi que muitas pessoas desconhecem ou tem muitas dúvidas em relação a esse programa, então juntei algumas informações pra dar pra vocês! O processo pode demorar no máximo 1 mês, mas é lei, funciona e é um direito seu! Vá atrás e o resultado com certeza vai valer a pena! Já pensou poder viajar esse Brasil todo pagando menos de 10 reais na passagem??
- Quem pode?
– Jovens de 15 até 29 anos.
– Quem tem renda familiar de até 2 salários mínimos.
– Quem está inscrito no Cadastro Único do Governo Federal.
- Como fazer?
*Se sua família já tiver algum cadastro em algum programa social, e você tiver o número PIS em mãos, pule para o 2° passo.
1° passo – Fazer o Cadastro Único
Caso se encaixe nos requisitos do programa, procure o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da sua cidade e faça seu Cadastro Único para conseguir o número do NIS. Leve o documento de todos que você declarar que moram com você, inclusive carteira de trabalho e comprovante de residência. É importante se lembrar de sempre estar com o cadastro atualizado. Você deve atualizar seus dados junto ao CRAS a cada 24 meses.
- 2° passo – Se cadastre no ID Jovem
Depois que você faz o cadastro no CRAS da sua cidade, você só vai conseguir emitir a ID Jovem no terceiro domingo do mês, que é quando o sistema do programa atualiza.
Com o seu número NIS em mãos, você tem duas opções para se cadastrar no programa:
– A primeira é baixando o app ID Jovem pelo celular e se cadastrando. O cartão é virtual e deverá ser apresentado nos estabelecimentos na tela do seu smartphone ou impresso pela página da internet.
– Você também pode fazer o cadastro no programa pela internet, clicando aqui ,e então imprimir a imagem do seu cartão.
O cadastro no ID Jovem é válido por 6 meses e pode ser atualizado direto na internet ou no aplicativo.
Vi em alguns lugares que o recomendável é ter tanto a imagem do cartão impresso em mãos, quanto ter também o aplicativo instalado no celular. Então é sempre bom garantir né?
- Como usar?
Para ter direito à passagem, se dirija ao balcão da empresa e mostre o seu cartão impresso ou pelo celular junto com um documento de identidade.
- Algumas informações e dicas importantes:
– As passagens só podem ser compradas no máximo até 3 horas antes do início da viagem.
– Lembre que são 4 assentos reservados para o programa. Então cuidado se estiver viajando em alta temporada, feriado, etc. É sempre bom garantir sua passagem com antecedência.
– O ID Jovem nas passagens de ônibus é válido somente para ônibus convencionais. Infelizmente atualmente as empresas têm trocado grande parte dos ônibus convencionais por ônibus executivos, então fique atento!
– O programa é válido somente para viagens interestaduais.
– Tem um grupo no Facebook sobre o programa com mais de 6 mil pessoas, ótimo pra tirar dúvidas e solucionar problemas: Grupo ID Jovem
– Caso alguma companhia se negue a dar a passagem, peça uma justificativa formal da recusa por escrito (nela deverá constar a data, hora, local e o motivo da recusa). Com isso em mãos, leve para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) (geralmente tem na própria rodoviária) ou ligue 166.
– Para demais dúvidas sobre o Programa, acesse o site oficial do programa.
– A única coisa que você terá que desembolsar é uma taxa pequena de embarque, paga na hora no balcão.
Algumas fotos como incentivo:


Vale a pena né?
Vá atrás do seu direito e boa viagem!
Deixe nos comentários qualquer dúvida ou nos conte mais sobre sua experiência com o ID Jovem! Já testou? Deu tudo certo?